martes, 25 de septiembre de 2012

DIAS 6 Y 7 DE OCTUBRE- INTENSIVO DE CONTACTO IMPROVISACIÓN- CCB Y TEATRO MUNINCIPAL DE ALMADA- PORTUGAL- CON ANA LEITAO


6 out. | 10:30 – 13:00 | Centro Cultural de Belém, Sala de Ensaio
ANA LEITÃO |PT|
Contacto Improvisação, Workshop
para profissionais e estudantes avançados de dança | 8€ com inscrição

7 out. | 11:00 – 12:30 | Teatro Municipal de Almada, Sala Experimental
ANA LEITÃO |PT|
Contacto Improvisação, Workshop
para estudantes de dança entre os 12 e 16 anos | 5€ com inscrição

O contacto improvisação nasceu nos anos 70, com uma ideia criada por Steve Paxton, que dentro do movimento Novayorkino do Judson Dance Theater, propôs o contacto de dois ou mais corpos no espaço, produzindo uma dança. Desta forma, Paxton quebrou a barreira física entre bailarinos e introduziu uma dança não-sexista, onde homens carregam outros homens, homens carregam mulheres, mulheres carregam homens, mulheres carregam mulheres.
Neste tipo de dança corpos, através do toque, dos impulsos, das forças contrárias, dos choques e da sincronia temporal, produzem uma dança.
A improvisação nasce a partir de cada um dos conceitos acima mencionados. Em oposição às conhecidas formas de dança. Nocontacto improvisação não existem formas concretas, mas sim um princípio de como manter o contacto entre os corpos.
Neste workshop focalizaremos o nosso trabalho em quatro desses conceitos: o toque (roling point, deslizamentos); as forças contrárias (como dois corpos se podem compreender exibindo forças contrárias); o choque (como usar a inércia e o momento); a sincronia temporal (como manter o contacto com outro corpo sem toque).


ANA LEITÃO nasceu em 1982 na Bulgária, aos 4 anos mudou-se para Setúbal em Portugal. O seu primeiro contacto com a dança acontece aos nove anos de idade. Com 17 anos ruma ao Porto para continuar a estudar Matemática e Física aplicada à astronomia. Assim que finalizou a universidade em 2003, começou a sua formação em dança, na escola do Balleteatro. Em 2005 começa o seu Mestrado sobre "Origem e Evolução da Vida", com o qual se especializa em sistemas complexos. Em 2006 vai para Lisboa para estudar na RE.AL (Com Tiago Guedes) e no CEM (dirigido por Sofia Neuparth). Desde 2003 que estuda com orientadores como Rui Horta, Clara Andermatt, Gil Vesperié, Madalena Vitorino, Cristina Magnet, Anton Lachky, Juscha Wiegel, Julyen Hamilton, Yasmeen Godder, Maria Stoyanova, Sasha Ramos, entre muitos outros. Em 2008, em Barcelona, cria com Bernabé Rubio a companhia Bacantoh, onde está e onde é a coreógrafa permanente.

No hay comentarios:

Publicar un comentario